CARE distribui roupas de cama e banho e realiza diálogo sobre saúde com 24 famílias em abrigo de Nova Friburgo (região serrana do RJ)

No dia 05 de maio a CARE Brasil esteve presente no SASE Olaria, o maior abrigo de Nova Friburgo, cidade da região serrana do Rio de Janeiro que foi fortemente atingida pelas enchentes e deslizamentos de morros em janeiro deste ano. Foram distribuídos kits com roupa de cama e banho para 24 famílias que vivem abrigadas no local e, em seguida, foi realizada uma roda de conversa sobre saúde com a Doutora Monica Netto Carvalho.

Contando com a participação de mais de 30 residentes do abrigo, o diálogo funcionou com uma série de perguntas e respostas, mediadas pela Dra. Monica, sobre assuntos variados de saúde como AIDS, dengue e drogas, entre muitos outros. Os participantes ficaram à vontade para falar, perguntar e trocar experiências.

Joelma Oliveira, moradora do abrigo que acaba de se tornar mãe

Cada kit era composto por dois jogos de roupa de cama de solteiro, um jogo de roupa de cama de casal e uma toalha de banho. Os kits foram adquiridos graças ao apoio financeiro da Comissão Europeia e de outros doadores privados. “Foi muito bom ouvir a médica e aprender coisas novas. Também fiquei feliz com este kit, que vai me ajudar bastante”, disse Joelma Almeida de Oliveira, 23 anos, que acaba de se tornar mãe (seu filho ainda não tem nem um mês de vida).

“As pessoas que estão abrigadas no SASE Olaria se encontram em situação de vulnerabilidade, pois não conseguiram um lugar para morar até agora, passados mais de três meses do desastre. Estão vivendo às margens da pobreza e passando por muitas dificuldades. Por isso este tipo de apoio foi tão bem recebido”, afirma Daphne Sorensen, da CARE Brasil. De acordo com ela, já estão planejadas mais visitas a abrigos e ações na região serrana. A próxima atividade ocorrerá em Teresópolis, no sábado (14 de maio), quando serão distribuídos mais de 1.200 kits para famílias atingidas pelas enchentes e deslizamentos.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em RJ - Região Serrana

3 Respostas para “CARE distribui roupas de cama e banho e realiza diálogo sobre saúde com 24 famílias em abrigo de Nova Friburgo (região serrana do RJ)

  1. Jose Carlos Araujo

    Nós somos construidos com o outro,com o olhar do outro,precisamos construir juntos ,futuro melhor,quando amamos,ajudamos,colocamos no lugar do outro…

  2. Rosilene

    BOA TARDE FIQUEI SABENDO DO BELO TRABALHO DE VCS AQUI EM NOVA FRIBURGO. QUERO PARABENIZÁ-LOS PELA INCIATIVA.

  3. Magma Jaqueline Camargo De Oliveira

    Bom dia!
    Acho muito importante essa iniciativa do Care Brasil, de enviar um pouco de alento às pessoas que estão nos abrigos, porém, fica aqui um desabafo:
    Assim como esses desabrigados, eu e muitas outras famílias que perdemos tudo nessa tragédia, também precisamos de ajuda, muito embora não estejamos morando em abrigos municipais, mas muitos de nós estamos morando em casa de terceiros, contando com a solidariedade de parentes e amigos, e também estamos precisando de doações, porque muitas vezes não temos nem acesso às doações que a prefeitura recebe de fora, pois quando ficamos sabendo, e vamos requerer essa ajuda, eles alegam que já acabou tudo, ou seja eles não entram em contato conosco, nós é que temos que adivinhar e procurá-los, e quando ficamos sabendo da doação, já é tarde demais. Por favor, eu peço que procurem ter acesso aos cadastros do aluguel social distribuído pelo governo do estado, para que vocês tenham acesso àqueles que recebem, e chegando neles, estarão chegando nas vítimas, pois pelas secretarias municipais de ação social, não há uma distribuição justa dos recursos.
    Desde já agradeço a atenção e espero uma resposta favorável à nós, vítimas da tragédia. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s