CARE Brasil começa mapear áreas mais afetadas da Região Metropolitana de BH

Na cidade de Esmeraldas, 115 pessoas estão desalojadas e desabrigadas

De acordo com o último relatório disponibilizado pela Defesa Civil de Minas Gerais, 174 municípios declararam Situação de Emergência. O número desalojados subiu para 53.437 e de desabrigados (pessoas que precisaram recorrer a abrigos imporvisados em escolas, igrejas ou outros locais) para 4.683. Até o momento são 15 mortos e 3 desaparecidos.

A CARE Brasil vai prestar ajuda humanitária à população atingida pelas chuvas na região metropolitana de Belo Horizonte. Durante esta e a próxima semana a coordenadora de emergência da CARE para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) visitará  4 cidades para levantar informações sobre as vítimas e riscos de desastres nestes locais.

Começamos o mapeamento na sexta-feira (13) pela cidade de Esmeraldas, na quinta-feira estaremos em Contagem, sexta-feira em Betim e semana que vem em Vespaziano. A importancia de se estar em campo é poder conversar pessoalmente com o poder público e organizações locais, tais como a Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, associações locais, igrejas e líderes comunitários.

Em Esmeraldas, as precipitações ocorrem desde o dia 14 de dezembro de 2011, em volumes altos e superiores à média histórica, ocasionando deslizamento de terras, danos em pontes, danificação de ruas e interdição de estradas que ligam o município às comunidades rurais.

A maior parte dos desabrigados são moradores do Morro e região central da cidade. Segundo a Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social foram cadastradas 34 famílias afetadas na região central do município até o momento, o que corresponde a 115 pessoas desalojadas e desabrigadas.

Após vistoriar e mapear as casas em situações de risco no Morro, a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito interditou domicílios e derrubou, após analise da Defesa Civil, algumas casas. As famílias desabrigadas foram encaminhadas, pela Ação Social, à sede da Associação Maria de Ribeiro, também no Morro, ou para casa de parentes. Para quem se encontra desabrigado, a Prefeitura está implantando, nos próximos dias, o auxílio moradia.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em MG - Belo Horizonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s