Formação de Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Nova Friburgo

Moradores do bairro Duas Pedras estão sendo treinados em Redução de Riscos de Desastres e outros temas

A CARE Brasil está formando um grupo comunitário de redução de riscos no bairro de Duas Pedras, em Nova Friburgo. A pedido da liderança do bairro, a CARE traz a metodologia usada na formação dos NUDECs de Teresópolis para fortalecer a capacidade daquela população para se preparar, prevenir e responder a desastres.

Um grupo de 25 moradores está passando pelo treinamento, em parceria com a Defesa Civil da Cidade, entre os dias 14 e 19 de maio.

O secretário de Defesa Civil, coronel Mori, esteve presente na abertura do treinamento, legitimando a parceria entre a CARE Brasil e o Município.  A formação contará com informações sobre Redução de Riscos de Desastres (RRD), suporte básico à vida, educação ambiental, percepção de riscos e participação e fortalecimento comunitário, entre outros. O grupo será, inclusive, estimulado a mapear os riscos da comunidade para trabalhar na prevenção.

O bairro de Duas Pedras foi escolhido por ser um dos mais vulneráveis e sujeitos a tragédias naturais de Nova Friburgo. A CARE Brasil acredita que somente com a adaptação, prevenção e a preparação das comunidades será possível evitar que mais vidas se percam com catástrofes naturais futuras.

A CARE Brasil já formou outros dois NUDECs em Teresópolis. Um deles inclusive foi homenageado recentemente pela Câmara Municipal daquela cidade, por sua atuação no temporal que atingiu a região em 6 de abril.

O trabalho de RRD que a CARE Brasil desenvolve na Região Serrana é financiado pelo WalMart e pelo fundo Fundo de Emergência da CARE Internacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em RJ - Região Serrana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s