Nova Friburgo adere à Campanha da ONU para construção de Cidades Resilientes

A assinatura aconteceu durante apresentação de planos de emergência elaborados pela CARE Brasil, ONG Diálogo e a comunidade

No dia 23 de maio, o Programa de Resposta à Emergências na Região Serrana celebrou uma grande vitória, que foi a adesão do município de Nova Friburgo à Campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando”. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a campanha que se tornou uma das principais bandeiras da CARE Brasil em seu trabalho na região serrana do Rio de Janeiro.

Com isso Nova Friburgo foi o primeiro município da região serrana a aderir ao programa, que conta com 10 fases para auxiliar na redução de riscos. O prefeito Sérgio Xavier de Souza assinou a adesão durante encontro realizado pela CARE Brasil, a ONG Diálogo e lideranças comunitárias para apresentar 16 planos territoriais de emergência, construídos junto com as comunidades de 44 bairros da Cidade. O conjunto é conhecido como PESC (Plano de Emergência da Sociedade Civil) e compreende as áreas de risco da cidade mais atingidas no desastre de 2011.

A execução do PESC só foi possível graças à participação colaborativa de organizações, grupos e movimentos sociais da cidade, profissionais voluntários, empresários, comerciantes e setores governamentais, que juntos viabilizaram materiais, serviços e acesso às informações, dados e aos demais órgãos e gestores.

Na mobilização, a CARE Brasil e a Diálogo contaram com a parceria dos grupos EccoSocial da Região Serrana, GAM (Grupo de Articulação dos Movimentos) e CRI (Crisis Response Unit), além da  Defesa Civil e a Prefeitura Municipal.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em RJ - São Gonçalo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s